XI Encontro Científico Internacional de OTIUM

Convocatória para submissão de trabalhos  / Regulamento para submissão de Trabalhos

Tema do encontro

otium

A Associação Iberoamericana de Estudos de Ócio – Otium convida seus membros, assim como às/aos acadêmicos convidados, a submeterem trabalhos a este XI Encontro Científico Internacional, que se realizará entre os dias 22 a 24 de novembro de 2017, na Universidade Unisinos, Brasil. O tema desse encontro, “Ócio e cidade: o papel do ócio nas transformações das cidades”, nos desafia a refletir e debater sobre as relações entre ócio e cidade desde perspectivas positivas, no sentido do ócio como promotor de cultura da paz, de empoderamento da cidadania, de apropriação e ressignificação de territórios urbanos, de transformação e democratização das cidades, de estratégia de resistência ao produtivismo consumista; assim como desde perspectivas críticas, do ócio consumista ou elitista como fatores de massificação e despersonalização, exclusão, dano ambiental ou gentrificação (gentrification).

Orientações para envio dos resumos

1. Idiomas oficiais do evento:
Português e Espanhol.

2. Formato:
Os resumos deverão ser redigidos em editor de texto Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12 pontos, espaçamento entre linhas 1,5, papel A4, margens inferior, superior, esquerda e direita de 2,5 cm. A extensão deverá ser de 6.000 a 8.000 caracteres com espaço. Os resumos deverão apresentar título do trabalho, nome dos autores, nome da Instituição membro de Otium e palavras-chave.
Ao final do resumo as/os autores deverão propor a sala temática a qual se candidatam a apresentar o trabalho (formulário em anexo).
3. Data de envio dos resumos:
Os resumos deverão ser enviados até o dia 01 de setembro de 2017 para o e-mail chaves@unisinos.br

Salas Temáticas
A coordenação do evento, a partir da indicação dos autores e da análise do conjunto dos resumos enviados (abstracts), agrupará os trabalhos por afinidade em uma das seguintes salas temáticas:

  • Ócio e Envelhecimento Humano;
  • Ócio e Educação;
  • Ócio e Juventudes;
  • Ócio e Saúde;
  • Ócio e Cultura Popular.

Apresentação dos trabalhos no evento

Os trabalhos serão apresentados na sala temática a ser indicada na programação do evento na modalidade comunicação oral. As salas estarão equipadas com computador, projetor de imagens e sistema de som.
Cada trabalho terá o limite de 20 minutos para a sua apresentação. Ao final da apresentação de um conjunto de trabalhos haverá tempo para debate entre os autores e a plateia.

Certificação
Todos os trabalhos enviados e apresentados receberão certificação do evento (autores e co-autores).

Publicação de livro do Encontro

O conjunto de trabalhos dos membros de Otium apresentados no evento gerará um livro eletrônico (e-book), lançado pela Editora UNISINOS.
Para tanto, posteriormente ao envio dos resumos, cada autor/co-autor ficará responsável por enviar o seu trabalho na íntegra, até a data do evento, no seguinte formato: editor de texto Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12 pontos, espaçamento entre linhas 1,5, papel A4, margens inferior, superior, esquerda e direita de 2,5 cm. A extensão do trabalho deverá ser de no mínimo 10 e no máximo 15 páginas. Ao final do trabalho cada autor deverá também apresentar um breve currículo, de 05 a 10 linhas.


ANEXO 1
FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO DE RESUMO
Título do trabalho
Nome dos autores
Instituição membro de Otium

Texto do resumo:

Palavras chave:
Indique sua opção de sala temática:
(   ) Ócio e Envelhecimento Humano;
(   ) Ócio e Educação;
(   ) Ócio e Juventudes;
(   ) Ócio e Saúde;
(   ) Ócio e Cultura Popular.

 

Mais notícias

- Definida Sede do IIIº Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer (CBEL) em 2018

- Moção de repúdio da ANPEL contra a medida provisória 746/2016

- Eleição e posse da nova Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer – ANPEL

- Chapa para eleições da Diretoria da ANPEL

- Edital para eleição da Diretoria da ANPEL 2016-2018

- VI Seminário de Estudos do Lazer (23 a 26 de Maio de 2016). Tema / Lazer e recreação: Renovação das Bases Teóricas e da Intervenção

- CNPq lança chamada Universal 2016

- Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação é sancionado